terça-feira, 17 de agosto de 2010

CINEFAGIA 2010.2


Estamos lançando o segundo semestre do CineFagia, a começar dia 10 de Agosto de 2010.

Esse semestre, faremos um trabalho que buscará extrapolar o estudo da História do Cinema, realizando discussões sobre Teoria do Cinema e produção textual de crítica cinematográfica.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas durante a reunião do Cinefagia, ou solicitando pelo nosso e-mail.
Qualquer dúvidas ou informações que não estejam disponibilizados no blog, enviem-nos um e-mail.

Contato: cinefagia@googlegroups.com


* * *

Programa CINEFAGIA 2010.2

Eixo principal:

Realizar produção textual; estudar as bases da História do Cinema; fazer crítica cinematográfica e do cinema enquanto agente histórico com dimensão política, cultural, filosófica e social.

Metodologia:

leitura de textos sobre as temáticas com compreensão e discussão em coletividade;

exibição de filmes em horário extra quando os integrantes quiserem e se disponibilizarem;

Elaboração de um texto para apreciação durante a segunda metade do semestre (não obrigatório);

participação em palestras e mini cursos e outras atividades com professores universitários convidados;


Duração do semestre:

Início: 10/08
Término: 07/12

Inscrições: até 30/AGO/2010

Localização:

Primeiro encontro (10/08) na sala 402 do CCHLA

As demais reuniões ocorrerão na sala de reuniões do CCHLA.

Programa:

Teoria do Cinema
Surrealismo
Hollywood (Cinema Noir, Western, Cinema de hollywood contemporâneo)
Produção de crítica cinematográfica


Bibliografia inicial

A Pedagogia do Cinema – Coleção Temas & Educação cap.1

Considerações sobre a autoria e criação no cinema – artigo de Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Cinema: imagens e interpretação (artigo) Tempo Social; Rev Social. USP, S. Paulo 8(2): 83-104, out 2006.

MASCARELLO, Fernando (org). História do Cinema Mundial

→ Western 159-177 (Fernando Simão)

→ Noir 177-187 (Fernando Mascarello)

→ Contemporâneo 333-359 (Eduardo Peñuel Cañizal

SHORT, Robert. Dada e o Surrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário